quarta-feira, 25 de julho de 2007

Reflexões sobre o marketing jurídico.

Alguns assuntos permeiam os escritórios de advocacia, onde em alguns momentos são analisados e postos os seguintes questionamentos:

Como sobreviver ao meio de tanta concorrência?

Como crescer?

Em que área atuar?

Como o marketing jurídico revoluciona a administração dos escritórios de advocacia?

Essas e tantas outras perguntas são discutidas a cada segundo em diferentes lugares. E estarão sendo aos poucos discutidas neste espaço.

Para tanto, pensamentos em apresentar algumas linhas de análise que fazemos atualmente para esses questionamentos.

Avanços tecnológicos e diferentes desafios são constantes na vida de todo e qualquer profissional e tratando-se do meio jurídico, não poderia ser diferente. Assim, cabem aos advogados e sociedades de profissionais do Direito, acompanharem essas evoluções, e na medida do possível adaptá-las nas suas rotinas de trabalho.

O mercado está repleto de profissionais qualificados que entram de igual para igual na disputa por um espaço e diante desse quadro, palavras como confiança, segurança técnica, credibilidade e objetividade se tornam permanentes em suas condutas. Esse tipo de situação pode ser de certa forma favorável para empresas que pensam em aliar-se para conseguir em sua bancada, um maior número de profissionais competentes num mesmo lócus obtendo assim, resultados expressivos através dos trabalhos desenvolvidos.

A completa mudança no diálogo entre cliente e advogados é permanentemente alterada nos tempos atuais. Hoje em dia, depende muito mais do que uma simples noção de “relacionamento pessoal” com eles. É necessária toda uma construção de valor agregado, pensado de forma discreta, porém atuando de maneira eficiente para que se torne fiel.

As construções de pré-imagens e pré-julgamentos são sempre elaboradas frente aos advogados. Esse tipo de reação deve ser prevista e neutralizada com um pouco de empatia e com o auxílio de algumas ferramentas de marketing e identidade para assim tentar desfazer essa formação de pensamento anterior ao julgamento concreto de um profissional da área do direito.

RN Consultoria em Marketing Jurídico.



Nenhum comentário: